LIVROS

Livros | Call Me By Your Name, André Aciman

(Quero escrever sobre este livro desde que encontrei esta fotografia.)

No início deste ano comprometi-me a recuperar as minhas leituras. Decidi que não iria comprar mais livros até terminar todos os que tenho em casa. No entanto, no decorrer deste processo, aprendi algo sobre mim mesma: demoro uma eternidade a ler um livro que não me desperte interesse. Não desisto de o terminar, por isso levo-o na minha mala para onde quer que vá, mas por lá vai ficando. Quebrei esta minha nova regra ao comprar o Call Me By Your Name. Gostei tanto do filme que comprei o livro uns dias depois, na versão original, que aconselho para quem se sente confortável com a língua inglesa, para que possam captar a essência da escrita de Aciman tal como é.

Já devem conhecer um pouco da história – somewhere in northern italy, 1983 – pelo interesse mediático que o filme causou. Mas, muito além do amor de um casal homossexual nos anos 80, Call Me By Your Name descreve-nos inocência, insegurança, paixão, descoberta. Lembra-nos daquele primeiro amor em que nos perdemos na outra pessoa, como se deixássemos de saber quem somos, porque todos os dias aprendemos mais sobre quem queremos ser. O livro está escrito pela memória de Elio, anos depois do verão de 1983, numa escrita muito atraente e imprevisível. Pela descrição profunda dos seus sentimentos e do seu olhar sobre o que o rodeia, o livro traz-nos também bastante sobre o que se passou depois daquele verão – algo que não aparece no primeiro filme.

Curiosas(os)? Para quem quer assumir o compromisso de ler mais, este livro parece-me um bom começo. Há bastante tempo que não sentia aquela inquietação de querer ler a toda a hora para saber o que acontece depois das páginas onde fiquei – e não me lembrava do quão bem sabe! Já conhecem esta história? Confesso que não consigo escolher entre o livro e o filme; subiram ambos para o topo dos meus preferidos. Digam-me: o que acham deste novo tema no blog? Faz-me imenso sentido começar a escrever sobre o que ando a ler, sobre a própria escrita em si – uma paixão minha que anda lado a lado com a moda.

inesnobre
Um blog sobre o que mais me apaixona, como melhor me sei expressar - pela moda e pela escrita.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *