PESSOAL

Christmas Gift Guide ’21

Chegou a época mais mágica do ano – tempo de família, de amizade, de reunião, de solidariedade, de músicas e filmes natalícios, de decorações nas casas, de brunches e jantares que se prolongam por horas, de passeios pelas ruas iluminadas. Este ano estou a aproveitar muito a época natalícia para estar presente. Para mim, não há nada que mais simbolize esta altura do ano do que reunir-me com as minhas pessoas muito mais vezes do que num mês normal. Os feriados do início do mês, os fins-de-semana e até algumas noites em dias de semana têm sido para estar com os meus – e não há mesmo melhor forma de passar este tempo livre. Estes tempos de pandemia também vos fizeram valorizar mais as reuniões entre amigos – uma tarde de convívio sem olhar para o telemóvel, um dia inteiro de passeio como não fazem desde o tempo das visitas de estudo, um jantar sem horas para terminar?

Embora os presentes estejam no fim da lista das coisas de que mais gosto no Natal, as idas às compras à procura de prendas para as minhas pessoas fazem muito parte das minhas memórias preferidas desta época. Costumo comprar a maioria dos presentes com alguma antecedência e deixar uns poucos para o mês de dezembro – geralmente os das pessoas a quem quero dedicar mais tempo na escolha -, para fazer as compras com mais calma e mais gosto. Não adoro a confusão dos shoppings nesta fase do ano, especialmente naqueles dias nas vésperas da noite de Natal, mas confesso que sempre achei alguma piada às famílias com imensos sacos nas mãos, às luzes e às decorações pelos corredores e à energia muito própria desta quadra.

Quem desse lado está sem ideias para presentes? Trago-vos seis sugestões de prendas que adoro dar e receber. O ano passado publiquei três gift guides com várias sugestões de prendas para esta época natalícia para diferentes preços – passem também por lá para verem algumas sugestões.

Livros. Não há encomenda que mais goste de receber cá em casa que livros – mais do que roupa. Todas as pessoas com quem falo sobre livros gostavam de ler mais, mas não conseguem, geralmente porque não encontram ou tempo ou livros de que realmente gostam que façam com que queiram dedicar mais tempo à leitura. Um livro pode ser um bocadinho risky, mas acredito que se conhecermos minimamente bem o gosto da pessoa a quem o estamos a oferecer há de correr bem. Este ano gostava de ter lido muitos mais livros do que li, mas confesso que, entre publicações para ler para a tese e dias longos de trabalho, não encontrei tempo para muito mais. Estou agora a regressar ao ritmo de leitura do início do ano – mas falamos sobre este tema num outro dia. Existem inúmeros guias de livros bem mais detalhados do qualquer um que eu tentasse fazer – basta pesquisarem “books ideas for someone…” e encontram sugestões para todos os gostos e circunstâncias. Do meu lado, posso recomendar-vos O Amor nos Tempos de Cólera, de Gabriel García Márquez – um dos meus livros preferidos, que curiosamente me foi oferecido num Natal, do escritor que tem um lugar muito especial no meu coração; para saberem mais, podem ler duas reviews que escrevi em conjunto com a minha amiga Jéssica.

Cadernos e agendas. Como não podia deixar de ser – cadernos pequeninos, cadernos médios, cadernos grandes, agendas semanais, agendas diárias, bullet journals. Este ano comecei a usar um bullet journal para organizar os meus meses e estou muito curiosa para, no final de dezembro, olhar para os doze meses que passaram e perceber que o resumo do meu ano está ali – os acontecimentos, as conquistas, os melhores e os piores momentos de 2021. Desisti de usar agenda logo no início do ano, mas regressei a um planner semanal agora neste mês, muito por causa de todas as reunions próprias desta época de que vos falava no início deste post. No bullet journal escrevo um planeamento detalhado para todos os meses, desde acontecimentos a objetivos a planos de treino, sendo que na agenda coloco informações mais práticas, como tarefas do dia-a-dia, almoços, jantares, passeios e ainda posts no blog.

Experiências. Este ano ofereceram-me um vale para uma massagem no meu aniversário e não podia ter ficado mais contente. Cada vez mais gosto de dar – e receber – experiências como presentes, desde uma refeição num restaurante a uma viagem de fim-de-semana. Bem sei que todas(os) gostaríamos de oferecer grandes experiências às pessoas de quem mais gostamos, mas muitas vezes acabamos por cair nos bens materiais, por serem mais acessíveis ou práticos. No entanto, acho mesmo que uma experiência – das mais extravagantes às mais simples – pode ser uma prenda que marca mais do que qualquer embrulho bonito.

Jewellery. Dos presentes que mais gosto de receber. Pode ser também um bocadinho arriscado, mas, à semelhança dos livros, se conhecermos minimamente bem o gosto da pessoa – se gosta de peças mais minimalistas, coloridas ou arrojadas – não há grande margem para errar na escolha. Têm surgido imensas marcas de joalheria neste último ano, por isso existem inúmeras opções para encontrarem o presente ideal – como sempre, sugiro que apoiemos as marcas portuguesas, como a Nuuk Jewellery, de que gosto imenso.

Homewear. Este ano continuo obcecada com roupa de andar por casa – são peças que me fazem sentir tão confortável quanto bonita, sem cair no hábito de andar sempre de fato de treino ou pijama. Tenho alguns conjuntos na minha wishlist deste ano – todos da Oysho, tenho de confessar – e acho que qualquer um resultaria num presente que, apesar de simples, calha sempre bem.

Velas. Gosto muito de escolher os meus aromas preferidos, mas haverá prenda mais segura do que uma vela? Dá um encanto diferente a qualquer divisão da casa e, ainda que apagada, fica sempre bem como decoração.

Espero que este post vos dê algumas ideias! Gostam destes gift guides? Confesso que adoro ver os de outras bloggers e instragammers. Encontro sempre alguma sugestão de que não me tinha lembrado!

inesnobre
Um blog sobre o que mais me apaixona, como melhor me sei expressar - pela moda e pela escrita.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *